My Shots App

Hoje em dia, mais do que tirar fotos, recebemos muitas fotos. E qualquer pessoa que tenha um iPhone (ou um iPad) sabe como o rolo da câmera pode ficar bagunçado.

Foi pensando nesse problema que apareceu o My Shots - um aplicativo simples que escaneia todo o rolo da câmera e cria um novo álbum, apenas com as fotos e vídeos que foram feitos no seu aparelho Apple.

Simulação de dois iPhones: um com o rolo da câmera bagunçado e outro com o álbum mostrando apenas as fotos tiradas naquele telefone.

1: A bagunça e o resultado esperado

Como tudo começou

Márcio Marinho, CTO da Joyjet, estava super incomodado na maneira como o seu iPhone organizava as fotos e, discutindo com alguns amigos, percebeu que esse problema também afetava outras pessoas. Ele chegou a uma solução super simples, organizando as suas fotos em um álbum (ver figura 1) e trouxe esse desafio para mim e para o Mikeias Nascimento, desenvolvedor iOS da equipe.

Com uma janela de tempo super curta, não havia espaço para muitas descobertas e pesquisas, o que acreditamos não ser um grande problema, considerando a simplicidade do projeto.

Sentamos para um primeiro alinhamento e definimos que:

  • O aplicativo teria uma relação próxima ao de um aplicativo de antivírus;
  • Precisaria ser tão simples quanto apertar um botão;
  • Teria uma identidade exclusiva com detalhes animados.

Resultado

Primeiro acesso

Trouxemos a explicação situacional para dentro do aplicativo. Durante a primeira utilização, o usuário é conduzido por carrossel sobre o problema e a solução abordada.

Simulação dos 3 cartões de boas-vidas do aplicativo

2: Etapas de boas-vindas do aplicativo

Animações

Desenvolvemos alguns detalhes animados para que o resultado fosse mais atrativo no seu funcionamento.

Animação com o funcionamento do aplicativo

3: Funcionamento do aplicativo

Publicação

O projeto só seria considerado concluído quando estivesse na App Store, por isso nos preocupamos em produzir as imagens de apresentação do aplicativo. Entre o desenvolvimento e testes diários, construímos a mensagem que seria passada na loja de aplicativos.

Visualização das imagens de apresentação do aplicativo para a App Store

4: Simulação das imagens para a App Store

Empresa

Joyjet Digital Space Agency

Ano do projeto

2018

Equipe

Jan Klever

Márcio Marinho

Mikeias Nascimento

Idiomas

Inglês

Francês

Português